Prevenindo a baixa temperatura nos pacientes durante a anestesia CMA

Você já deve ter ouvido falar que depois da anestesia pode haver um tremor intenso que incomoda muito. Pois é, esse tremor não é culpa da anestesia como muitos acham, e sim, consequente da queda da temperatura corporal durante o procedimento cirúrgico.

A sala operatória fica a uma temperatura média de 22 graus. Dependendo do tempo da cirurgia, da exposição do paciente, da temperatura das infusões venosas (soro), da técnica anestésica; a temperatura do corpo pode atingir níveis muito baixos. Isto causa desconforto e consequências para recuperação ideal da anestesia e cirurgia. Por exemplo, até mesmo o sangramento durante a cirurgia pode ser influenciado pela temperatura durante a cirurgia. Se o anestesiologista não se preocupa com este item fundamental no cuidado com o paciente, isto pode prejudicar o andamento da recuperação.


Manta térmica

Por esses e outros motivos que a CMA implantou  diversas medidas para prevenção de hipotermia, ou seja, implantou cuidados para que a temperatura do paciente permaneça estável e ideal durante a cirurgia. A manta térmica é um dos melhores dispositivos de aquecimento para uso durante a cirurgia. Em conjunto com outras técnicas adotadas, ela é capaz de manter a temperatura do paciente em níveis normais.
Ela é descartável e apresenta várias configurações e tamanhos a serem adequadas de acordo com o perfil do paciente, proporcionando uma melhor adaptação aos diversos tipos de procedimentos.

Como avaliamos se estamos ajudando de fato os pacientes?

A CMA monitora todas as anestesias em relação às medidas para prevenção da hipotermia. Além de medir a temperatura dos pacientes e aplicar medidas para evitar a perda de calor e manutenção ideal, todas as anestesias são monitoradas pelo setor de qualidade.

Neste BLOG,  apresentaremos a cada dois meses os resultados sobre a eficácia da prevenção de hipotermia CMA para os pacientes anestesiados por nós! Você pode acompanhar estes resultados no nosso BLOG.

CMA – Clínica Médica Anestesiológica
EVENTO – Simpósio de anestesia em cirurgia oncológica CMA
Desafios na gestão da CMA no contexto atual

Publicações similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu