“Estratégia multiprofissional para prevenção de lesões de posicionamento no paciente cirúrgico” é o quarto e último trabalho premiado da equipe CMA, durante a 3ª Mostra de Qualidade da Rede D’Or.
Leia o resumo:
As lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico são consideradas complicações frequentes e têm etiologia multifatorial e, apesar dos avanços tecnológicos, ainda configuram um desafio para a prática clínica.
A adoção de medidas de proteção adequadas está relacionada à avaliação precoce do risco e tem como premissa promover cuidado seguro e de qualidade, conforto e a individualidade de cada paciente.
Ao avaliar todo o período de análise e seus ciclos de melhoria, observou-se que a aplicação da escala de ELPO e conduta baseada no risco como única medida para prevenção de lesão não são suficientes para aumentar a segurança e reduzir eventos.
A aplicação de sucessivos planos de ação multidisciplinares cumulativos, desenvolvidos de acordo com a metodologia dos ciclos de melhoria PDSA, mantendo o contínuo engajamento e feedback à equipe assistencial de enfermagem do centro cirúrgico, foi efetivo em reduzir a incidência de lesões de posicionamento em hospital terciário com grande número de cirurgias de alta complexidade.
Envolver a equipe assistencial e discutir os casos, proporcionando feedback contínuo, agregou valor às estratégias utilizadas e impactou a consolidação da cultura de segurança e melhoria assistencial.
Esse material foi uma produção colaborativa dos doutores Saullo Silveira, Leopoldo Muniz, Arthur Abib, Vanessa Pereira e Fernando Nardy, da equipe de anestesiologia da CMA. Parabéns, pessoal!