Fundada em 1974 como CELE, passou a ser chamada de CMA (Clínica Médica Anestesiológica) em 1982 e, desde então, presta serviços médicos de anestesiologia com excelência. O Equity Value daCMA é composto fundamentalmente por ativos intangíveis – seu capital humano e intelectual -, formados pelos 135 anestesiologistas que constituem o grupo. Altamente capacitado e especializado, o time está presente em 10 hospitais da Rede D’Or São Luiz e realiza cerca de 5200 anestesias mensalmente.
O Hospital São Luiz tem corpo clínico aberto e, portanto, nos caso eletivos, o cirurgião tem liberdade na escolha do anestesiologista. Nesse contexto, a CMA tem a maioria de market share no centro cirúrgico de todas as unidades em que atua e 100% no SADT (Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico). Ou seja, a CMA tem a preferência do cirurgião e do paciente na Rede D’Or Regional São Paulo.
E quais são nossas estratégias para manter o market share? Seguir encantando nossos clientes e stakeholders, convictosdas seguintes premissas:
Elenco – atendimento médico com qualidade técnica primorosa; atualização profissional constante junto às últimas linhas de conduta; atenção cuidadosa e humana ao nosso cliente-cirurgião e seu paciente. Ademais, juntamente da Rede D’Or, o compromisso de oferecer o que há de mais moderno e tecnológico na anestesiologia aos pacientes e cirurgiões.
Desafios altamente em voga no mundo corporativo são o desenvolvimento e a implementação da cultura empresarial – na CMA, o espírito dessa cultura está transcrito no nosso Protocolo de Excelência no Atendimento, no qual nossas melhores práticas estão agrupadas; nossa missão, visão e valores salientados, por essência, sedimentam essa cultura entre sócios e colaboradores; tema atual e irrefreável, a transformação digital nunca esteve tão presente entre as empresas e mais notavelmente num contexto de pandemia.
A CMA é pioneira no assunto: há vários anos digitalizamos todos os protocolos no intuito de serem facilmente acessados pelos sócios, inserimos e personalizamos a escala de 10 hospitais por meio de App, digitalizamos os canais de comunicação externos e internos, digitalizamos a operação financeira, dispomos dos mais modernos instrumentos médicos tecnológicos em nossa prática e, por último, estamos virtualmente inseridos no nosso site (www.anestesiacma.com.br) e nas principais mídias sociais (@cmanestesia no Instagram e no Facebook) e agora também no LinkedIn.
O desafio de acompanhar e implementar essa transformação estará sempre no horizonte. Hoje, a CMA é pioneira em diversos temas que envolvem a melhora de processos relacionados à anestesia e cirurgia, construindo protocolos de melhores práticas publicados em revistas internacionais de alto impacto e que reforçam o compromisso da CMA em busca da melhoria contínua, pautando-se em inovação, ciência e boas práticas.
Para concluir, não poderíamos deixar de falar de Branding Management; somos a principal marca em anestesia no Brasil, referência para a principal rede privada de hospitais do país, a rede D’Or São Luiz. Estamos presentes nos seguintes hospitais: Hospital São Luiz Itaim; Hospital São Luiz Morumbi; Hospital Sino-Brasileiro; Hospital São Luiz Anália Franco; Hospital Alphamed; Hospital Villa Lobos; Hospital Vila NovaStar; Hospital Aviccena; Hospital São Luiz Jabaquara; e Hospital da Criança.
Termino ressaltando nossa marca: a CMA foi a primeira empresa brasileira de anestesia a conquistar o Certificado de Acreditação Internacional Qmentum e o Certificado europeu de Acreditação ACSA. Nosso desafio é crescer como empresa e Anesthesiology Brand no Brasil, mantendo o pioneirismo e qualidade que arregimenta nosso grupo. E, com certeza, nossos pacientes e cirurgiões podem contar sempre conosco, 24 horas por dia, em qualquer um dos hospitais em que atuamos.
André Mortari Plá Gil – Coordenação da Anestesia Hospital São Luiz – Itaim | CMA – Clínica Médica Anestesiológica