Passo a passo da anestesia

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PROCEDIMENTO ANESTÉSICO

OS TRÊS MOMENTOS DE UM PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

Os pacientes são encaminhados ao Centro Cirúrgico com antecedência. Para tanto é necessário:

  • Realização da visita pré-anestésica pelo anestesiologista, com aplicação e assinatura do Termo de Consentimento Anestésico. Nesta ocasião, todas as dúvidas podem ser esclarecidas e caso haja necessidade, uma segunda opinião pode ser solicitada ao coordenador médico da anestesia.
  • Aplicação e assinatura do Termo de Consentimento Cirúrgico e demarcação da lateralidade (quando necessário), realizada pelo cirurgião ou médico assistente da cirurgia.
  • Realização dos preparos pré-operatórios pela equipe de enfermagem. Pacientes pediátricos (menores de 14 anos e 11 meses), bem como maiores de 65 anos, aguardarão a chegada da equipe cirúrgica para serem encaminhados ao Centro Cirúrgico.

1. Indução anestésica

Nesta etapa, conduzida pelo médico anestesiologista, com o auxílio da enfermagem, o paciente é monitorizado para observação do traçado cardíaco, frequência cardíaca, pressão arterial, oxigenação sanguínea e nível de anestesia. Após ser anestesiado, o paciente é posicionado e recebe as proteções necessárias, de acordo com o procedimento cirúrgico.

2. Período Intra-Operatório

É a cirurgia propriamente dita, desde a incisão cirúrgica até a finalização do procedimento e da anestesia. Em geral , os pacientes são encaminhados para a recuperação anestésica e, após plena recuperação, são encaminhados á Unidade de Internação.

3. Recuperação Anestésica

Na unidade de Recuperação Anestésica (RA), o paciente permanece monitorizado com todos os parâmetros vitais observados e controlados pela equipe de enfermagem e médico anestesiologista. É plenamente assistido até recuperar a consciência e atingir os parâmetros de estabilidade clínica o tempo de permanência médio na RA é de 2 horas podendo variar para mais ou menos, de acordo com as características e evolução clínica de cada pessoa ou conforme disponibilidade do leito. A sua dor vai ser controlada desde o início da cirurgia e caso persista, será acompanhada durante todo tempo pelo médico anestesiologista. Sua privacidade na recuperação será sempre preservada.

O padrão de excelência da CMA junto com a Rede Dor vai além dos recursos  tecnológicos e da qualidade profissional. Nossa dedicação e atenção estão presentes em todos os momentos, para o atendimento das necessidades dos pacientes e/ou acompanhantes, por isso na medida do possível, durante todas as etapas do processo, fornecemos informações, mantendo-os atualizados.

A CMA possui anestesiologistas especializados nas mais diversas especialidades cirúrgicas e aptos para realizar anestesia com total segurança.

Caso ocorra alguma dúvida, entre em contato através do site ou com qualquer anestesiologista da nossa equipe.

Menu