3° Mostra de qualidade – Estimulando a excelência

Na 3ª edição da Mostra de Qualidade da Rede D’Or, quatro trabalhos produzidos pelos anestesistas da equipe do CMA foram premiados.

Um deles foi “Impacto da utilização de exemplos na acurácia e confiança na classificação do risco pré-operatório entre médicos anestesiologistas e não anestesiologistas”.

Acompanhe a seguir o resumo do estudo.

A classificação do estado físico da American Society of Anesthesiology (ASA) objetiva qualificar o estado geral de saúde dos pacientes no pré-operatório quanto ao risco de complicações.

Essa ferramenta embasa decisões relacionadas a monitorização hemodinâmica, técnica anestésica, alocação em unidade de terapia intensiva no pós-operatório, possibilidade de realização do procedimento em regime ambulatorial e análise de eventos adversos.

Baixa acurácia e excesso de confiança foram observados na utilização da classificação ASA por anestesiologistas e não anestesiologistas. Essa combinação tende a perpetuar uma prática não segura ao planejamento do cuidado e ao entendimento das características da população atendida, levando a prejuízos na alocação de recursos.

A simples exposição à tabela de exemplos aprovada pela ASA foi capaz de melhorar a acurácia na aplicação dessa ferramenta. Possíveis medidas educacionais, como a exposição da tabela no interior da sala operatória ou de unidades de internação/ ambulatórios de avaliação pré-anestésica, podem trazer importantes impactos na assistência e maior segurança aos pacientes cirúrgicos.

O material foi uma produção colaborativa dos doutores Saullo Silveira, Leopoldo Muniz, Arthur Bib, Vanessa Pereira e Fernando Nardy, da equipe de anestesiologia da CMA. Parabéns, pessoal!

O estudo também está publicado nos Anais da Qualidade da Rede D’Or e, para ler, basta clicar no link abaixo.

3° Mostra de Qualidade – Estimulando a ciência, conheça mais 2 trabalhos premiados
Anestesia e tireotoxicose: conheça melhor a conexão entre as duas

Publicações similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu