Depois de ganharmos o prêmio na 3° Mostra de Qualidade da Rede D’Or destacamos o material sobre ‘parametrização individualizada de monitores para redução de inconsistência, fadiga de alarmes e melhoria da segurança na recuperação pós-anestésica’. Para que vocês entendam melhor o conteúdo, fizemos um pequeno resumo:
Alarmes clínicos de monitores multiparamétricos devem alertar o profissional de que algo está fora do normal, permitindo uma ação imediata, sendo assim uma tecnologia indispensável à assistência no pós-operatório durante a recuperação pós-anestésica (RPA).
Contudo, alarmes inconsistentes podem comprometer o tempo estímulo resposta da equipe assistencial e a segurança do paciente. O impacto da estratégia de parametrização individualizada de alarmes na RPA repercutiu positivamente sobre a fadiga de alarmes, com redução significativa de inconsistências, e impacto positivo na tomada de conduta em relação à alarmes consistentes, resultando em maior segurança na vigilância clínica dos pacientes assistidos.
Conclusão: Constatou-se, na parametrização individualizada, uma forma racional de utilizar os recursos do monitor, promovendo uma melhor interação “profissional de saúde-tecnologia” para atender mais precisamente às necessidades do paciente cirúrgico de maneira individualizada.
Esse material foi uma produção colaborativa dos doutores Leopoldo Muniz, Saullo Queiroz, Andrea Pla Gil, Arthur Abib e Karen Kato, da equipe de anestesiologia da CMA. Parabéns, pessoal!