Anestesia e tireotoxicose: conheça melhor a conexão entre as duas

A tireotoxicose é uma doença que faz com que o organismo do paciente apresente um aumento considerável de alguns hormônios produzidos pela tireoide. Esse desequilíbrio hormonal causa diversos sintomas, como sudorese, hipersensibilidade ao calor, fadiga e palpitações.

Em geral, a tireotoxicose é causada por outras condições primárias, que também afetam a tireoide, como a doença de Graves, o bócio e o adenoma tóxico.

O uso de anestesia em pacientes que já receberam o diagnóstico de tireotoxicose requer uma atenção maior, uma vez que o desbalanceamento hormonal pode ocasionar uma crise tireotóxica, que acarreta alguns sintomas preocupantes, como aumento da temperatura corporal, taquicardia e icterícia.

Em casos mais graves, a crise tireotóxica causa condições mais sérias como fibrilação atrial, insuficiência cardíaca congestiva e levar o paciente a crises de delírio e convulsões, podendo chegar ao estado de coma.

Antes de cirurgias eletivas e tireoidectomias, esses pacientes com diagnóstico de tireotoxicose devem fazer o uso de medicamentos que reduzam os níveis hormonais da tireoide, como forma de deixar a glândula inativa para que a crise tireotóxica não seja desencadeada.

Conte sempre com a expertise e o conhecimento da CMA para se informar sobre anestesia com qualidade e segurança.

3° Mostra de qualidade – Estimulando a excelência
Conheça as conexões entre a anestesia e o hipotireoidismo

Publicações similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu